A pobreza

que enriquece

Sobre a virtude da Humildade.

Escrito pelo Bispo Alexander (Mileant)

Traduzido pela Dra Rosita Diamantopoulos

 

 

Conteúdos:

Introdução.

A essência da humildade.

O "buraco negro" do orgulho.

Como alguém cai pelo orgulho? Orgulho de pessoas religiosas.

O Fruto da Humildade.

As duas direções da vontade.

Conclusão.

Apêndice.

Estórias sobre o orguho. Ditos sobre orgulho e humildade.

Das Sagradas Escrituras. Dos Santos Pais.

 

 

Introdução.

Uma estória. Igor cresceu como um rapaz tímido e medroso. Ele não foi bem no primário e para ajudá-lo a vencer a sua indecisão seus pais começaram a dizer-lhe "Filho, não se esqueça de que você é o menino mais esperto e dotado de todos. Você pode alcançar qualquer coisa, apenas tenha fé em si mesmo e você irá consegui-lo. "

Um "precioso" conselho. Igor obteve sucesso em seus estudos e recebeu elogios por seus métodos. Depois de algum tempo, tornou-se um dos melhores alunos da escola. Sua fraqueza e indecisão prévias foram substituídas por uma grande auto-estima.

O sucesso o seguiu na escola secundária até a universidade. Ele era sempre o centro das atenções. Seus superiores o citavam como exemplo para os outros e todos os seus amigos vinham a ele para receberam os seus conselhos.

Muito precocemente Igor gostou da sensação de ser o primeiro e a alma para qualquer compania Ele estava sempre ávido em dar conselhos e lidar com os problemas de seus amigos.

Ele recebeu o seu diploma com dificuldade e lhe foi oferecido um emprego em uma grande companhia química, no departamento de pesquisa. Por causa da competição cm outras companhias, seu chefe queria que ele publicasse o resultado de suas pesquisas em revistas científicas. Seu nome tornou-se bem conhecido na comunidade científica.

Sob constante pressão de publicar algo novo, ele começou, aos poucos, a roubar material do trabalho de outras pessoas que não eram tão conhecias. Suas autoridades estavam felizes com o seu trabalho e, rapidamente, o promoveram.

Certa vez, quando ele estava prestes a publicar outro artigo, ele decidiu fazer bom uso dos resultados de um tratado pouco conhecido. Ele o publicou em uma revista, não comentando a sua origem verdadeira. Quando o artigo foi publicado, o autor da pesquisa reconheceu seu trabalho e protestou. Igor defendeu a última autoria, argumentando que ele havia produzido novos resultados. Iniciou-se uma disputa desagradável entre ele e o verdadeiro autor.

A companhia de Igor foi forçada a assumir uma comissão independente para investigar o caso que não demorou muito para descobrir a farsa. Quando isto ficou claro, todos os outros trabalhos de Igor foram examinados mais cuidadosamente e ficou claro que não era a primeira vez em que ele tinha sido desonesto. Era um grandioso escândalo. Igor não apenas foi obrigado a deixar o seu emprego, mas a esquecer qualquer autoria de artigos no futuro. Ele havia perdido para sempre o crédito na comunidade científica.

Esse fracasso profissional teve um efeito negativo em seus problemas familiares. Sua esposa sempre havia reclamado de seu caráter tirânico e áspero e tanto quanto ele era alegre e encantador antes, ela dizia, conforme os anos passavam, ele tornou-se mais intolerante e sarcástico, sem tolerar uma simples controvérsia, argumentando em contrário a todas as suas propostas. Ele nunca perdia a chance de humilhá-la, mesmo na presença de seus filhos e, por último, ela pediu o divórcio e o deixou, levando as crianças.

Este foi o trágico fim de uma carreira deste inteligente e dotado cientista. No aspecto espiritual, foi o orgulho a causa desta tragédia. O sentimento fútil de auto-segurança que seus pais instilaram nele ficou cada vez mais alto até que o jogou por terra.

Este artigo pretende demonstrar as causas e os caminhos que levam ao orgulho; tentaremos também mostrar os benefícios da humildade, que é a base de todas as virtudes. No apêndice, daremos algumas estórias e citações dos pais da Igreja para provar este ponto.

 

 

A essência da humildade.

A Sagrada Escritura nos ensina que a humildade é a virtude essencial, que sem ela é impossível ter qualquer outro fruto bom. Nosso Senhor Jesus Cristo começou o seu sermão na montanha dizendo "Abençoados aqueles que são pobres de espírito, porque deles é o reino dos Céus" (Mateus 5:3). Como o pobre sabe que ele necessita de tudo, o mesmo faz o pobre de espírito, ao ver que é imperfeito e necessita da assistência divina. Estando consciente disso, Deus, em sua misericórdia, o faz abundantemente rico.

Infelizmente, muitas pessoas "do mundo" subestimam e até desprezam a virtude da humildade. Eles tendem a pensar que enquanto pregam a humildade, o cristianismo está degradando as pessoas e obliterando o seu senso natural de dignidade. Humildade, eles dizem, priva o homem de tomar atitudes na vida, extingue sua iniciativa e induz a uma mente servil. Essa noção errônea de humildade é enraizada na falta de conhecimento espiritual.

A essência da humildade é mais bem ilustrada no Evangelho. Vamos tomar o exemplo da cura do servo do centurião romano. Em uma de suas visitas a Cafarnaum, Jesus Cristo foi procurado por um centurião romano que lhe pediu "senhor, meu servo jaz doente em casa, paralisado, gravemente atormentado. " O salvador, que nunca declinava do desejo de ninguém, prometeu-lhe que iria visitá-lo e curar o seu servo. Qualquer crente teria se alegrado com essa promessa, mas o centurião era diferente da maioria das pessoas: "Senhor, eu não sou digno de que o senhor entre em meu teto, mas fale uma palavra e meu servo será curado. " A profunda fé e humildade do centurião comoveram tão fortemente o Senhor que Ele não apenas curou imediatamente o seu servo, mas também fez dele um exemplo para muitos outros dizendo "Eu não encontrei tão grande fé em Israel" (Mateus 8:6-13).

Ouvindo sobre as numerosas curas que o Senhor fez, o centurião teve uma imensa fé em sua onipotência e sem denegrir sua dignidade de qualquer forma ele percebeu que, ao mesmo tempo, era indigno de requerer qualquer atenção especial para a sua pessoa, ainda mais sendo estrangeiro e pagão. Ele também se lembrou de que, sendo um homem comum, era obedecido por seus serventes, então ainda mais todas as coisas eram sujeitas a alguém que era enviado por Deus.

O conhecimento da divina onipotência é, por outro lado, o da imperfeição de alguém e, do outro, a base do que nós chamamos de humildade.

Quando o homem, conduzido por uma fé profunda, encontra o infinito poder do criador, ele não pode perceber a sua pequenez e fraqueza, se vendo como um pequeno inseto na margem de um oceano sem fundo. É por isso que a presença da humildade de Deus é um sentimento natural. Futilidade e orgulho só podem existir naquele que é afastado de deus, comparando-se a outras a outras criaturas tão diminutas quanto ele próprio. The acknowledgement of the divine almightiness, on the one hand, and of one's imperfection, on the other, are the basis of the attitude which is called humility.

A fé forte, de acordo com as palavras do salvador, é capaz de "mover montanhas" (Mateus 17:20) --- não devido a algum tipo de poder sobrenatural de que vem com essa fé, como alguns sectários podem ensinar, mas porque é capaz de atrair o poder divino – e este último pode fazer o impossível. Por esta razão todos os exemplos conhecidos de uma fé firme e que faz maravilhas são, ao mesmo tempo, exemplos de profunda humildade: a mulher sofrendo de hemorragia (Marcos 5:25-28), a mãe de Canaã (Mateus 15:22-28) e muitos outros. Quanto mais forte é a fé de alguém, mais ele é humilde e vice-versa, uma pessoa orgulhosa não possui uma fé profunda, sendo absorvida pelo seu próprio eu, ficando espiritualmente fraca, inquieta, facilmente ferida, embora ela faça o possível para disfarçar isso.

A literatura espiritual e a popular também têm muitos exemplos de grandes personalidades, com dons especiais. Muitas pessoas dotadas perceberam que estavam muito longe da medida de perfeição e conhecimento que poderiam adquirir. Conhecendo isto, eles não se entristeceram, mas foram incentivados a procurar a excelência. Pensar que a humildade mata a iniciativa de alguém, deixando-o em uma posição inerte e servil é perder a essência do Cristianismo. O último e decisivo trato é a aquele que chama o homem à perfeição pela ascensão do presente estado, que é prejudicado pelo pecado, para o que agrada a Deus, como Ele diz "sejam perfeitos, como seu pai no céu pe perfeito" (Mateus 5:48). O homem auto-suficiente é o mais lastimável, porque ele é cego a ponto de não poder perceber a sua miséria (Revelação 3:17).

Finalmente, o Nosso Senhor Jesus Cristo,Filho de Deus, que descende dos céus, a cuja palavra obedece toda a natureza e todos os espíritos imateriais, que trouxe os mortos de volta à vida é, ao mesmo tempo, o maior exemplo de humildade. Quem poderia ser maior do que Ele-o criador de tudo o que é visível e invisível? E ainda Ele foi um exemplo de obediência aos seus "pais terrenos," à autoridades, pagava impostos e mansamente perdoava seus inimigos. Dirigindo-nos à humildade, estamos pisando nos passos do nosso salvador, que nos deixou Seu mandamento: "Levem meu jogo sobre os seus ombros e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrarão repouso para suas almas" (Mateus 11:29).

São Siluano escreveu: quando a alma vê o senhor no Espírito Santo, o quanto Ele é manso e humilde, ele também se torna manso. É um estado especial que não pode ser descrito, a não ser experimentado através da experiência do Espírito Santo.

Através do Santo Abba Dorotheos, existem dois tipos de humildade: "a humildade inicial consiste em considerar o nosso vizinho mais esperto e melhor que nós mesmos. . . O outro tipo consiste em atribuir todos os elogios e benefícios a Deus e não a si mesmo, e é essa a humildade perfeita dos santos. Ela é encontrada naturalmente na alma com a obediência aos mandamentos de Deus. Os ramos de uma árvore têm uma porção de frutas quase caindo pelo seu peso; do mesmo modo, há frutos na parte de cima. Também há árvores que não tem frutos enquanto seus ramos crescem, mas logo que alguém ata uma pedra em seu ramo, puxando-a para baixo, ele começará a colher frutos. O mesmo acontece com a alma, quando ela se humilha, torna-se frutífera. Os santos dão o mesmo exemplo: quanto mais perto de Deus, mais nos vemos pecadores e indignos."

Portanto, a humildade é a virtude mais preciosa e sem ela é impossível alcançar nada reto. São João da Escada disse "se o orgulho tem tornado alguns anjos em demônios, não há dúvida de que a humildade pode fazer dos demônios anjos. Portanto, tenham coragem, mesmo tropeçando, coloque a sua esperança em Deus."

 

O “buraco negro” do orgulho.

Orgulho-a mais horrível das doenças espirituais-é precedida por uma fileira inteira de doenças similares, entre elas o egoísmo, a vaidade, soberba, jactância, hipocrisia e outras. Todas são o resultado de uma doença espiritual principal: uma insalubre centralização em si mesmo.

No curso de seu crescimento, o orgulho é sempre precedido da vaidade. A diferença entre vaidade e orgulho é a mesma entre um adolescente e um homem adulto. Os Santos Pais chamaram o orgulho de "insano" porque alguém que é doente dele diz e faz uma série de coisas insanas, estando plenamente convencido de sua sabedoria e retidão. O orgulho pode ser comparado à alucinação e à cegueira.

O final dessa grandiosa doença é firmado por seu predecessor e "pai" --- o diabo, que ao invés de um brilhante arcanjo torna-se um dragão amedrontador (Gen 3:1, Rev 12: 3-9). Por quantas vezes, na história da humanidade, no absurdo confronto com Deus ele foi derrotado? Quando vezes o Filho de Deus feito carne não revelou a sua fraqueza (Mateus 12:29, 8:31)? Mesmo em seu reino "subterrâneo: (o inferno), o Filho de Deus, lá descendo aniquilou-o, amarrou-o e retirou todo o seu poder sobre a humanidade (Rev 20:2-3). Com o poder da cruz mesmo crianças pequenas podem expulsar este orgulhoso , mas este não quer que seja sabido que uma guerra contra ele não tem sentido. "Meu querido, pare de brincar" --- foi o conselho do Avô Krylow ao seu cão que estava latindo para o elefante. Tendo sido, uma vez, o mais sábio entre os anjos, ele poderia entender que Deus é onipotente, enquanto ele realmente não é nada, que com seus atos maus ele está dirigindo-se ao buraco mais fundo do Geena flamejante. Por outro lado, vendo a misericórdia de Deus para com os grandes pecadores, ele ainda pode arrepender-se e ter paz com o seu criador. Mas não! Seus pensamentos cheios de despeito dizem "degradar a mim mesmo e reconhecer a minha derrota-nunca! Eu prefiriria perecer a fazê-lo. Mesmo que haja pouco tempo para mim, eu continuarei a destruir outros comigo. " . . . Esta é a "lógica"deste orgulhoso dentre os orgulhosos: ele é insano por todas as medidas, ambas terrenas quanto celestiais. A construção é sempre difícil enquanto que a destruição é fácil para qualquer um.

O único dom que ele realmente tem é o engano: ele está mentindo, caluniando, fingindo e confundindo os ingênuos sem parar e são mil vezes infelizes aqueles que acreditam nele!

Eis o que diz Santo Antônio o Grande em relação a isto: "o diabo, que pelo orgulho perdeu a sua posição celestial, esta tentando, com todo o seu poder, arrastar todos em queda. . . do mesmo modo que ele caiu, isto é, através pelo orgulho e pelo amor à vã glória. Muitos ascéticos genuínos, que tinham uma vida virtuosa, destruíram a si mesmos pela sua imprudência. O mesmo pode acontecer a você se, por exemplo, cansado dos trabalhos ascéticos, você imaginar estar de posse de virtudes. Porque isto já é a queda na doença diabólica (a auto-estima), quando você pensa que esta perto de Deus e permanece na luz, enquanto na realidade você ainda esta em trevas. Por que outra razão Nosso Senhor Jesus Cristo deixou suas vestes, cingiu-se de uma toalha e lavou os pés dos discípulos para nos ensinar humildade? Sim, era uma lição de humildade. "

 

Como alguém cai pelo orgulho?

O homem tem uma atração natural para Deus. Exemplos de virtude e demonstrações de amor sincero têm a aprovação de todos. Uma criança enche-se de prazer quando seu pai a encoraja a ter sucesso e tenta fazer o que é certo com mais vigor, O encorajamento sempre foi um bom meio educativo. Porém muitas vezes a nossa natureza corrompida foge do propósito designado pelo criador, então a sede de ser aprovado para a sua própria ascensão distrai-nos do caminho reto. Ao ganhar reconhecimento, um homem pode fazer grandes proezas, não para o seu próprio interesse, mas como pode ser dito, "para exportação," isto é, para o interesse de impressionar os outros. Esta disposição leva à hipocrisia. O sentimento que direciona alguém a tentar parecer melhor chama-se vaidade.

"O sol brilha sobre todos indiscriminadamente, a vaidade regojiza-se em qualquer virtude" escreveu São João da Escada, e quanto mais sucesso temos, mais alimentos damos à vaidade. Eu sou vaidoso quando estou jejuando, quando me prepocupo com o jejum não para revelar os meus trabalhos, eu sou vaidoso porque sou sábio. Quando estou bem vestido, eu sou vaidoso pela minha aparência, mas quando eu estou pálido, sou ainda mais vaidoso pela minha suposta humildade. Quando estou para falar sou vaidoso, quando estou silencioso sou novamente vaidoso. De qualquer maneira que olharmos, sempre encontraremos a vaidade apontada para cima e revelando-se.

De acordo com São João Cassiano o Romano, "há dois tipos de orgulho: o primeiro infecta pessoas de espírito exaltado e os segundo luta contra os iniciantes e os carnais. E embora ambos levem a uma perniciosa arrogância em relação a Deus e a seu vizinho, o primeiro é direcionado inteiramente a Deus, enquanto o segundo tem a ver com as pessoas. "

Além disso, quem estiver pecando sob vontade própria tem falta de humildade, uma vez que ele coloca seus desejos acima da vontade de Deus.

Como já foi dito, o orgulho compõe-se de auto-afirmação junto a uma apreciação excessiva de tudo que é "meu" desafiando tudo que "não é meu." Ele é a fonte das mentiras e da hipocrisia, fingimento, rivalidade, ira, crueldade e uma multidão de crimes, O orgulho é a recusa em receber a assistência de Deus, embora o orgulhoso tenha uma grande necessidade do Salvador, uma vez que sua doença não pode ser curada sem a ajuda divina.

Vamos trilhar os sintomas dessa doença mis de perto; fizemos isso na estória de Igor. Quando um vaidoso inicia qualquer empreendimento, ele sempre tenta provar a sua superioridade. É um bom sinal para o vaidoso quando ele é forçado, por um fator externo de qualquer natureza, deixar a si mesmo e dirigir-se a outros, sua noiva ou sua família, quando perturbado. Em contato com pessoas espirituais que o colocam em contato com a religião, ele será atraído pela beleza da virtude e perceber sua pobreza interior, desejando a ajuda divina. Se isto não acontecer, a vaidade crescerá ainda mais e nutrirá o desejo de instruir e comandar, tiranizando outros desejos, tentando dominar a atenção, tempo e recursos. Ele se tornará agressivo e não comprometido com nada, sendo os seus negócios o que realmente lhe interessa, esquecendo os outros. Ele estará pronto para qualquer coisa e interferir com qualquer coisa sendo, ao mesmo tempo, o centro de qualquer grupo, alegre, contador de histórias e piadista.

São João Cassiano o Romano cita os seguintes sintomas do orgulho: "Na conversa: muito alto no silêncio, carrancudo na alegria, rindo alto na tristeza, excessivamente acabrunhado ao responder, insolente na seriedade, insensato, porque as palavras são proferidas sem a participação do coração. O orgulho carnal não combina com a paciência, é alheio ao amor, é soberbo ao insultar, de baixo espírito quando ofendido, lento para obediência, incapaz de recusar seus prazeres, obstinado ao obedecer os outros, sempre tentando manter a sua opinião, nunca desejando doar-se sendo, portanto, inapto a receber o sacrifício salvífico. O orgulho carnal confia mais em sua própria opinião do que na experiência dos mais velhos."

Com o tempo, o humor dessa pessoa piora. Aborrecido com tudo, com exceção de suas próprias obras, ele não percebe suas faltas e encontra desculpas para si, engrandecendo seu conhecimento, sua experiência e habilidades. Sedento de ter sua superioridade reconhecida, ele reage amargamente a qualquer discordância ou crítica. Em uma discussão, ele toma qualquer opinião independente como um desafio pessoal. Sendo tão agressivo, ele naturalmente tem de enfrentar as reações colaterais, então fica ainda mais perturbado e obstinado, convencido de que todos são inimigos ciumentos. Seus conflitos com os outros se tornam mais agudos a medida que ele fica mais auto-centrado, mas ainda está longe de reconhecer uma autoridade maior e obedecer a Deus.

No estágio final da doença, sua alma torna-se cada vez mais escura e fria, sendo a morada do desdém e da raiva. Sua mente torna-se obscurecida, ele não é mais capaz de discernir entre o bem e o mal, porque estes foram substituídos por "meu" e "dos outros."Está cansado da estupidez das autoridades é difícil reconhecê-las, ele deve provar a sua superioridade e fere-se quando o outro está certo. Todo sucesso externo é um insulto.

Muitas vezes, esta luta pela auto-afirmação dirige-se ao ganho material, à carreira, atividade social ou política e, se alguém tem talento, à arte. Então, graças à sua perseverança, ele pode adquirir sucesso, mas essa vitória não serve para o bem dos outros, causa rivalidade decadência. Quando ele pensa que ninguém tem os sentimentos certos por ele, mas o persegue e tenta feri-lo, temos um sintoma de mania de perseguição que, juntamente com a mania de grandeza, constituem uma severa doença mental, causada pela vaidade.

Por último, o orgulho desvia de Deus. Antes, ele pecou por sua fraqueza, agora ele justifica suas paixões considera o pecado uma piada. Estado sinceramente convencido de sua superioridade universal, ele certifica-se de ser capaz de viver sem assistência externa. Mas, no fundo de seu coração, a escuridão e solidão infinita habitam. Ele está se dirigindo a um "buraco negro" do qual não poderá retornar. Deus poderia salvá-lo, mas o orgulhoso virou-se contra Ele.

Orgulho de pessoas religiosas.

Quando o orgulho afeta uma pessoa religiosa, ela se torna atrevida o suficiente para agir como um juiz da fé e da Igreja. "Eu não acredito e não reconheço isto; eu acho isto supérfluo e desnecessário e aquilo é estranho ou engraçado. " Outra manifestação do orgulho é o desejo de acusar e ensinar os outros considerando, ao mesmo tempo, as instruções dos outros tolas e óbvias,

Ao ouvir falar dos santos, o sectário autocontentado dirá: "Por que eu devo rezar para eles? Eles são pessoas como as outras; é suficiente voltar-se sozinho para Deus. " Ele esquece que o Senhor Jesus Cristo muitas vezes ajudou pessoas devido ao pedido de seus familiares e amigos (João 4:46-53, Mateus 15: 21-28, Marcos 2:2-12, Mateus 8:5-13, 1João 5:14), encorajando-nos a amar e cuidar uns dos outros. Os santos são nossos "irmãos mais velhos," que intercedem por nós diante de Deus (Rev 5:8).

O orgulho de uma pessoa religiosa também é obvio quando ele não reconhece os seus pecados e quando alguém é dominado por uma auto-estima farisaica. É interessante notar que isso pode ter diversas e controversas formas, como por exemplo:

São João Cassiano fez o seguinte resumo dos efeitos fatais do orgulho: "Não há outra paixão que devaste a virtude e prive tanto o homem de sua santidade como o orgulho. Esta paixão, como uma infecção, aflige toda a pessoa como uma debilidade mortal e tenta dirigir mesmo aqueles no topo da virtude. Outras paixões têm seus limites e cada uma delas confronta ao menos uma virtude. A gula é oposta à temperança,a luxúria mancha a castidade e a raiva elimina a paciência. Portando, se alguém é derrotado por essas paixões, não é alheio às outras virtudes. Mas esta paixão, quando controla a alma, priva-a de qualquer resíduo de humildade, demolindo-a até o fundo. Tendo denegrido e misturado com terra as altas paredes a santidade, ela despoja-a de toda a liberdade, escravizando-a, despindo-a de toda a sua virtude da maneira mais cruel. "

Como pode alguém, então, confrontar o orgulho e evitá-lo, já que ele é tão potente em invadir o coração do homem? A resposta encontra-se na própria pergunta- através da humildade e obediência. Obediência aos que ama, aos parentes, a verdade, a todo o bem encontrado dentro e fora de nós. Obediência a Lei de Deus, a Igreja, a seus cânones, a seus mandamentos, a seus mistérios.

Felizmente suficiente para nós, não perdemos circunstâncias de mostrar o quando a natureza é reprimida e inconseqüente. Não temos nenhuma base real para orgulharmo-nos. Um vírus trivial é suficiente para nos causar uma doença fatarl. Se excedermos em conhecimento, sempre alguém nos excederá. Ganhando em uma esfera, estamos perdendo em outros.

 

O Fruto da Humildade.

A Humildade, o estado natural da alma, está em posição correta em relação a Deus, ao seu lado, instalando a paz entre as pessoas e melhorando a família e a sociedade.

Portanto,

  1. Uma pessoa humilde percebe suas faltas e pecados e por isto, ao invés de persistir neles, como o orgulhoso faz, se arrepende e luta para melhorar. Ao mesmo tempo, consciente do poder de Deus, o homem humilde respeita a Sua vontade e teme não violar os seus mandamentos. Se todas as pessoas fossem humildes, viveríamos na mais feliz sociedade imaginável, livre de roubos, estupros, embustes, assaltos. . . Seria o paraíso na Terra.
  2. Como uma criança terna e obediente é ligada aos pais, uma pessoa humilde é ligada ao Pai Celestial. Por isto, Deus ama o humilde e lhe dá toda a assistência, como Ele mesmo disse: "Eu habito nas alturas e no Lugar sagrado, com aquele que é contrito e de espírito humilde, para revivê-lo" (Isaías 57:15). E o velho sábio relatou há muitos exaltados e poderosos, mas é aos humildes que os mistérios são revelados (Sir 3:19-20). O Senhor está perto daqueles de coração partido e salva os de espírito contrito. (Salmos 33:18). Ao contrário, Deus se desvia dos orgulhosos e que confiam em si mesmos, como é dito: "Deus resiste aos orgulhosos, mas dá a sua graça aos humildes"(João 4:6). Se o Todo Poderoso está contra os orgulhos, então seus esforços são em vão. Os santos Pais comparavam o orgulho a uma parede de cobre erigida entre o homem e Deus, que não pode ser penetrada por nenhuma luz, graça ou ajuda de qualquer tipo. Por essa razão o orgulhoso é o maior desgraçado entre os desgraçados.
  3. A humildade leva a uma visão realista dos poderes e capacidades do ser humano enquanto que a autoconfiança sempre leva a obras acima de suas forças e por isso dirige à ruína. O humilde, clamando pela ajuda de Deus, recebe Dele sabedoria e força e sem anúncios inúteis, ele freqüentemente fará mais do que poderia por ele mesmo.
  4. A humildade, ao instilar paz na alma, torna-se o instrumento para evitar a rivalidade e as contendas: "Levem o meu jugo sobre vocês e aprendam de mim que sou manso e humilde de coração e encontrarão repouso para suas almas" (Mateus 11:29). O corretíssimo Pai João de Kronstadt ensina: "Não seja vencido pelo mal, seja vencido pelo bem" (Rom 12:21). Quando alguém lhe é rude, quando você é tentado, quando se dirigem a você com raiva e desprezo, não responda da mesma maneira, mas seja silencioso, manso e benigno, respeitador e amoroso com aqueles que pensam mal de você, porque se você se abalar e começar a retornar as palavras sem paz, se você argumentar com rudeza e desdém, você foi vencido pelo mal e se aplicará a você a palavra: "Médico, cura a ti mesmo " ou " Por que olhas o cisco do olho do teu irmão e não vês primeiro a trave que está em teu próprio olho?. . . Primeiro tira a trave do teu olho" (Lucas 4:23, Mateus 7: 3-5). . . Tenha pena daquele que o insultou, pois ele é facilmente conquistado por suas paixões e tem a alma doente. Quanto mais rude e facilmente perturbável, mais amor você deve dirigir a ele. Desse modo, o vencerá rapidamente, pois Deus é sempre mais forte do que o mal e, portanto, vitorioso. Lembre-se também que todos somos muito fracos e facilmente vencidos pelas paixões e por causa disso devemos ser mansos e compreensivos com aqueles que pecam contra nós. Você tem a mesma doença do seu irmão. Perdoe aos que lhe devem como o seu Pai Celestial perdoa as suas dívidas. . "
  5. A humildade dá uma disposição modesta, silenciosa e de boa vontade. Em verdade, se alguém percebe que toda a perfeição da natureza humana é muito condicional, como irá tratar hostilmente os faltosos?Deus exalta o publicano arrependido acima dos "corretos" Fariseus, como vemos na parábola do Evangelho (Lucas 18:10-14). Enquanto o orgulhoso é ansioso por provar a todos a sua superioridade, o humilde lida com os outros com benevolência e compreensão e isto, em resposta, estabelece um clima amigável e cheio de paz na família e em toda a sociedade.
  6. A humildade, que nos leva a Deus, é a condição inevitável para o crescimento espiritual. "Porque os que se exaltam serão rebaixados e os que se humilham serão exaltados" (Lucas 14:11). São Isaac o Sírio escreve: "Como um antídoto para a vaidade súbita, confesse sinceramente a sua fraqueza e ignorância a Deus quando rezar, então você não será abandonado por Ele, caindo presa de suas paixões impuras. "
  7. Como evidenciado pelos Santos Pias, não é tanto a santidade de alguém como a sua humildade que opera milagres. (Há uma história bem conhecida de uma prostituta que, com uma prece humilde, ressuscitou uma criança).

O seguinte é um resumo das respectivas qualidade da humildade e do orgulho e dos estados correspondentes da alma.

 

As duas direções da vontade.

Humildade:

Orgulho:

Virtudes relacionadas: modéstia, mansidão, paciência, compaixão, compreensão, perdão, sensibilidade, generosidade, coragem em reconhecer as próprias faltas, arrependimento, confiança em Deus, incentivo em melhorar, respeito pela opinião alheia, respeito pelo outro.

Vantagens imaginárias: Um caráter forte, do tipo "Byron,"direcionado a suas metas, fortemente motivado, feito para comandar, bravo, corajoso, conhecedor de seu valor, direto, firme. . . Ele parece ser assim, mas olhe mais de perto e você notará o seguinte:

Possíveis distorções da humildade: servidão, indecisão, adulação, caráter sombrio, lerdeza, timidez, covardia, todos os tipos de medos e fobias.

As qualidades do orgulho: tem uma grande opinião sobre si mesmo, vaidade, hipocrisia, obstinação, capricho, não confiável, imprevisível, ansioso,minucioso ao tratar-se de si,repreensão, egoísmo, suscetibilidade, impertinência,insolência, fácil de ofender, inclinação para ofender e criticar, faminto de poder,arrogante, invejoso, irreconhecível, rancoroso, cruel, fácil de insultar, cáustico, anormalmente ativo, desafiador de toda autoridade. Um espírito revolucionário e niilista. Satanás, o primeiro revolucionário, glorifica toda a revolta e luta pela "liberdade. "

 

 

 

Conclusão.

Esta foi uma breve demonstração do estado humilde da mente e da alma como descrito nos escritos dos Pais. Como pode ser visto, não tem nenhuma relação com a vulgaridade, nem pode ser confundida com a auto-humilhação. Uma pessoa humilde vê suas imperfeições e sempre se volta para a ajuda de Deus, reconhecendo-o como o seu Juiz e obedecendo-o em tudo, submete-se a Sua vontade e faz o melhor de si para abster-se do pecado. Estando sempre ocupado em melhorar, o humilde não nota os erros dos outros e está sempre pronto a perdoar. Ele aspira à perfeição, ficar próximo de Deus e seu mais importante objetivo é glorificá-Lo.

Ninguém está totalmente livre de ter uma opinião exagerada sobre si mesmo. A sede de reconhecimento, a intenção de atrasar o sucesso de alguém, o desejo de instruir e comandar são traços negativos que requerem correção, são passos direcionados à vaidade e ao orgulho, que fazem do homem desagradável para a sociedade e repulsivo aos olhos de Deus.

A disposição humilde é a mais saudável e natural. Quando alguém se aproxima de Deus direcionando a sua mente corretamente, ele sente o toque de Sua graça na oração e percebe perfeitamente sua pequenez e imperfeição. O orgulho é o resultado de uma noção exagerada de si mesmo e de suas habilidades, originado da cegueira espiritual, quando alguém se encerra em si mesmo e falha em perceber a Deus.

A fé cristã nos chama a sermos modestos e humildes, aceitando que tudo de bom em nós não é nosso e pertence a Deus. Realmente, tudo vem de Deus: nossa vida, o belo mundo ao nosso redor, nossa saúde e os vários talentos e vantagens que apreciamos. Pela nossa fé, para o perdão de nossos numerosos pecados, para a libertação de perigos desconhecidos, para bênçãos cheias de graça, para os caminhos imperceptíveis pelos quais a Sua providência nos leva ao Seu Reino, por tudo isso e muito mais, devemos sempre ser gratos ao nosso Pai Celestial, que nos dá toda a Sua bondade através de Seu único filho, que morreu na cruz por nós, pecadores. Se não impedirmos Deus de nos salvar, estaremos todos no Céu. É nossa teimosia e orgulho que nos destroem!

Portanto, a humildade é a pobreza preciosa que leva à escalada das virtudes, enriquecendo com dons espirituais e, finalmente, colocando o homem na entrada do Reino do Céu.

Vamos completar esse trabalho com um elogio à humildade do Ancião Siluano:

A alma de um homem humilde é como o mar: quando você joga uma pedra no mar, ele perturbará sua superfície por um momento e a jogará imediatamente para a sua profundidade.

Assim é o desgosto jogado no coração do humilde, porque o Senhor está com ele.

Onde habitas, alma humilde, e quem habita contigo e o que pode parecer-se contigo?

Tu és iluminado como o Sol, mas tu não queimas e tira seu calor para longe dos que estão perto de ti.

Tu és a terra da mansidão, de acordo com a palavra do Senhor.

Tu és como um jardim florescendo, com uma bela casa ao fundo, onde o Senhor gosta de estar.

O Céu e a terra te amam.

Os santos Apóstolos, os Profetas, os Hierarcas e os Ascetas te amam.

Os Anjos, os Serafins e os Querubins te amam.

A Mãe de Deus, a humilde, te ama.

O próprio Senhor te ama e alegra-se por causa de ti.

 

Apêndice.

Estórias sobre o orguho.

1. Um jovem monge, tendo lido muitas estórias sobre os feitos das antigas autoridades, decidiu seguir o seu exemplo. Ele dirigiu-se ao ferreiro do mosteiro e pediu para usar verigi (correntes de metal que alguns ascetas usavam para a mortificação de sua carne). O ferreiro considerou o pedido fora do comum e recusou-se a fazê-lo. Em pouco tempo, o monge retornou e fez o mesmo pedido. O ferreiro perguntou ao abade: "que devo fazer?"

"Teste-o-respondeu-lhe o superior. Quando ele lhe pedir novamente que faça verigi para ele, bata-o no queixo. Se ele ficar silencioso, faça o que ele diz e se ele ficar insultado, diga que ele é orgulhoso. "

O monge foi pela terceira vez ao ferreiro com o seu pedido. O ferreiro fingiu embravecer e bateu-lhe no queixo. O monge ofendido foi gentil. Então o homem lhe disse:

"Perdoe-me, irmão. O abade ordenou-me para testá-lo desta maneira. " O monge entendeu que seu desejo de usar verigi foi inspirado pela vaidade e desejo de ser como os santos. Envergonhado, ele foi embora.

2. Havia um monge em um mosteiro que não era querido por seus irmãos. Eles freqüentemente abusavam dele, gozavam dele e o insultavam de diversas maneiras. Contudo, o monge se comportava com grande dignidade e sua única resposta aos insultos era o silêncio. Vendo isso, o abade estava impressionado com a mansidão do monge e perguntou-lhe, certa vez, como ele conseguia tanta quietude e silêncio. O monge replicou: "Por que eu deveria discutir com esses brutos? Eles não são nada, mas cachorros. "Ouvindo esta resposta, o abade o deixou com pressa. Ele nunca tinha encontrado tanto otgulho antes.

Isto mostra o quando a vaidade pode esconder-se debaixo dos feitos que parecem os mais santos.

3. Um ancião experiente persuadiu seu discípulo durante a confissão a não ser orgulho. O outro argumentou, cego por sua razão: "Perdoe-me, Pai, mas eu não vejo orgulho em mim. "O sábio ancião respondeu: "Você não poderia ter melhor prova de que é, de fato, orgulhoso, respondendo-me desta maneira"!

4. O Caído Estevão. No convento do ancião Pafnutios vivia um certo irmão de nove Estevão, que caiu em uma libertinagem vergonhosa. Foram contadas estórias similares de pessoas que se retiraram para o deserto para alcançar a virtude, mas foram tentadas com pensamentos pecaminosos e caíram na glutonaria, luxúria e outras terríveis paixões.

O experiente abade Pafnutios disse o seguinte sobre o assunto: "Qualquer coisa que nos aconteça tem duas razões: ou pela benevolência de Deus ou por seu consentimento. Os feitos de Deus que levam à sua glória são feitos por sua benevolência; enquanto que tudo que amarra e prejudica, perigo de qualquer tipo e problemas aparecem com o seu consentimento. Esse consentimento é permitido a aqueles que abandonam a Deus por razões doentias e descrença e para aqueles que executam as virtudes com um propósito impuro, para impressionar as pessoas ou por seus pensamentos orgulhos. Estes são abandonados por Deus para que se arrependam, são deixados à sua própria sorte, de modo que percebam que estão sem qualquer ajuda e corrijam os seus erros. "

5. Certa vez o abençoado Antônio estava rezando em sua cela. Uma voz veio a ele e disse: "Antônio! Você ainda não chegou ao nível do curtidor que vive em Alexandria. " Ao ouvir isso, o ancião levantou-se cedo pela manhã foi, apressadamente, a Alexandria. Quando ele chegou ao curtidor, este estava extremamente surpreso em vê-lo. O ancião disse-lhe: "Fale-me de seus atos, pois por causa deles eu atravessei o deserto. " O curtidor respondeu: "Eu não me lembro qualquer bem que eu possa ter feito a qualquer hora, isto é, quando eu levanto, começo meu trabalho e digo a mim meso: todos os habitantes dessa cidade, do menor ao grande, irão entrar no reino das virtudes, enquanto eu, sozinho, irei ao fogo eterno por meus pecados. " Ouvindo isso, o abençoado Antônio replicou: "Realmente, meu filho, você como um artesão habilidoso, sentado em sua casa, adquiriu o reino; enquanto eu, embora esteja gastando a minha vida no deserto, ainda não cheguei à sabedoria espiritual, não alcancei o estado mental que você me mostrou com essas palavras. "

6. Na Babilônia, a filha de um idólatra foi possuída por um demônio. Um monge disse ao seu pai: "Ninguém é capaz de curar a sua filha exceto por alguns eremitas que eu conheço, mas eles também são muito humildes para aceitar isso. Façamos o seguinte: quando os eremitas vierem ao mercado venderem seus objetos feitos à mão, fingiremos sermos seus fregueses. Quando eles vierem a sua casa pegar o dinheiro, pediremos que eles rezem e eu acredito que sua filha sarará. "Então eles saíram ao mercado onde o discípulo de certo ancião estava vendendo suas cestas. Eles o convidaram a sua casa para receber o dinheiro. Quando o monde entrou em casa, a garota possuída correu para ele e o bateu no rosto. Seguindo os comandos do Senhor, ele virou a outra face. O demônio feriu-se com isso e disse: "Desgraça para mim. O mandamento de Jesus Cristo está me expulsando!" A agora estava livre. Os anciãos souberam o que havia acontecido e glorificaram a Deus dizendo: "É comum o orgulho diabólico cair diante da humildade que acompanha os mandamentos de Cristo. "

7. No deserto de Nitria (70 milhas ao sudoeste da cidade de Alexandria, no Egito) vivia um monge chamado Valent, palestino de nascimento. Por muitos anos ele realizou vários feitos monásticos, então muitos o consideravam um proeminente asceta. Mas, tentado pela auto-estima e orgulho, ele caiu em extrema vaidade e imaginava que anjos conversavam com ele e o serviam.

Certa tarde, quando já estava escuro, ele deixou cair seu cajado e o estava procurando junto aos seus cestos quando, por ilusão demoníaca, sua cela foi iluminada e Valent viu seu cajado imediatamente. Esta "maravilha" o fez ainda mais arrogante, então ele começou a desprezara os Santos Mistérios, considerando que não precisava mais participar deles.

Mais tarde, alguns monges levaram frutas para distribuir aos irmãos. O Abençoado Macários, abade do mosteiro, mandou uma porção à cela de cada monge, incluindo Valent. Ao receber as frutas, Valent insultou e bateu naquele que as trouxe, dizendo: "Vá dizer a Macários que não sou pior do que ele e não preciso de suas bênçãos. "Macários entendeu que o irmão foi vítima de uma ilusão diabólica e veio aconselhá-lo. "Irmão Valent! Você está iludido. Pense melhor e reze a Deus "- avisou-lhe o experiente ancião. Mas Valent não aceitou o seu conselho, então Macários teve de sair, cheio de pena do monge doente.

O diabo, certo de que Valent estava totalmente em seu poder, tomou a imagem do salvador e veio a ele à noite, cercado de uma multidão de demônios, na aparência de anjos com tochas brilhantes. Então Valent viu um círculo brilhante em fronte dele, com Cristo no meio. Um dos demônios, que parecia um anjo, disse-lhe: "Você agradou tanto a Cristo com seus feitos que ele gentilmente veio até você. Então, ajoelhe-se e o agradeça. " Não suspeitando de nada, Valente ajoelhou-se e agradeceu a satanás, que tinha a aparência de Cristo.

No outro dia, Valente foi a Igreja e começou a espalhar que o próprio Cristo havia vindo visitá-lo. Ao dizer isso, ele se tornou frenético, gritava e jogava-se aos irmãos, tendo de ser atado com correntes. Os irmãos rezaram um ano inteiro por ele, submetendo a várias humilhações, tentando curar o orgulho com a humildade. Então, com o esforço conjunto, eles o libertaram da doença da insanidade do orgulho satânico.

 

Ditos sobre orgulho e humildade.

Das Sagradas Escrituras.

O orgulho vem antes da destruição e um espírito altivo antes da queda (Prov. 16:18).

Antes da destruição do coração de um homem está a soberba e antes da honra, a humildade (Prov. 18:12).

(Sirach 3:17-18).

(Sirach 10:9).

(Sirach 10:18).

See also: Sirach 3:21; 4:7; 13:1; 20:11.

O temor do Senhor é a instrução da sabedoria e antes da honra está a humildade (Prov. 15:33).

O orgulho de um homem o fará cair, mas a honra elevará o humilde de espírito (Prov. 29:23).

O Senhor está perto daqueles de coração quebrantado e salvará os de espírito contrito (Ps. 34:18).

Para aqueles disse o Elevado e sublime, que habita nas alturas por toda a eternidade, cujo nome é santo: Eu habito nas alturas e no lugar santo, com ele está o contrito e de espírito humilde para reviverem os seus espíritos. (Isaiah 57:15).

Jesus Cristo: "Tomem o meu jugo sobre vocês e aprendam de mim, que sou pobre e humilde de coração e encontrarão repouso para as suas almas" (Mat. 11:29).

Os apóstolos tinham um argumento maior entre eles : "E Jesus chamou uma criança para perto de si e colocou-a no meio deles e disse, em verdade, eu vou disso, se não se converterem e se tornarem como uma pequena criança, não poderão entrar no reino dos céus. Portanto, devem humilhar-se a si mesmos, serem como esta pequena criança, para serem grandes no reino dos céus" (Mat. 18:2-4).

A oração da Virgem Maria: Deus "Ele olhou para a pequenez de sua serva e, portanto, todas as gerações me chamarão de abençoada" (Lucas 1:48).

Jesus asked His disciples: "For whether is greater, he that sitteth at meat, or he that serveth? is not he that sitteth at meat? But I am among you as he that serveth" (Lucas 22:27).

Deus resiste aos orgulhos, mas dá a sua graça aos humildes (João 4:6).

Vocês, jovens, submetam-se aos mais velhos. Sim, sejam sujeitos uns aos outros, e se vestirão da humildade, pois Deus resiste aos orgulhosos e dá a sua graça aos humildes (1 Pedro 5:5; veja também Sl. 147:6).

Como cada homem recebeu o dom, mesmo cada ministro seja igual ao outro, pois o bem glorifica a graça de Deus. Se alguém falar, deixe-o falar os oráculos de Deus, deixem-o praticar a habilidade que Deus lhe deu; Deus é glorificado em muitas coisas através de Jesus Cristo: naquele que o glorifica e louva para todo o sempre. Amém. (1 Pedro 4:10-11).

Quem é sábio e cheio de conhecimento dentre vocês (João 3:13).

Mas a sabedoria do alto é antes de tudo pura, pacífica, gentil, modesta, misericordiosa, cheia de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia (João 3:17).

Agora rogo a vocês, irmãs, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que todos falem a mesma coisa e que não haja divisões entre vocês, mas que estejam perfeitamente unidos em uma mesma mente e um mesmo julgamento. (1 Cor. 1:10).

Portanto, se qualquer consolação em Cristo, qualquer conforto no amor, qualquer acompanhamento do espírito, se há alguma comiseração ou misericórdia, sejam cheios de alegria, do mesmo pensamento, tendo o mesmo amor, estando de acordo, como uma só mente. Não deixem nada ser feito para a vanglória, mas na humildade da alma pensem sempre o melhor dos outros do que vocês mesmos. Olhem para cada homem não através de suas próprias coisas, mas pelas coisas dos outros. Deixe sua mente ser sua, como é a de Jesus Cristo.

(Phil. 2:1-5).

Veja também: Rom. 12:16; 1 Cor. 1:26-31; Col. 3:12.

Dos Santos Pais.

São Macários, o Grande.

O Senhor, conhecendo a fraqueza humana e a sua inclinação à vanglória, restringiu-o e não o deixou permanecer em um estado de aperfeiçoamento. Desde você, ao adquirir algo pequeno, exalta-se e torna-se insuportável para os outros, quanto mais insuportável você se tornaria se apreciasse todos os dons espirituais de imediato? É por isto que Deus, ciente de sua fraqueza, manda-lhe infortúnios de acordo com a Sua providência, para manter-lhe humilde e lutar mais vigorosamente em direção a Ele,

Quando alguém se aparta da graça, ele se considera o pior dos pecadores e este é um pensamento natural. Quanto mais alguém conhece a Deus, mais ele acredita que não conhece nada e mais ele aprende, mais ele nega a si mesmo. A graça o assiste e instala, naturalmente, esse modo de pensar.

Mas se você vê que alguém se vangloria ou se enaltece de seus dons, esteja certo de que, mesmo fazendo milagres e ressuscitando os mortos, ele está sendo enganado pelo poder maligno, embora não o saiba. Mesmo fazendo milagres não creia nele, porque a marca de um genuíno cristão é, ao receber um dom de Deus, escondê-lo de outros. Sendo a possessão dos tesouros do rei, o crente os esconde, dizendo: "não são meus, outro esta aqui. " Mas se alguém disser: "O que eu tenho é suficiente para mim e não necessito de mais" ele não é um cristão, mas está iludido e se tornou um instrumento do diabo. Em função da sede de Deus ser insaciável, quanto mais alguém experimenta os dons espirituais mais ele se torna sedento deles. Essas pessoas têm um amor flamejante e irrepreensível perante Deus. Quanto mais elas adquirem e são bem sucedidas, mais elas vêm suas pobreza.

O bem aventurado diádoco.

Quem ama a si mesmo não pode amar a Deus plenamente e apenas quem não ama a si mesmo por um profundo amor a Deus pode realmente amá-Lo. Tal pessoa jamais deseja a glória para si mesmo, mas apenas para Deus e é natural que ele procure apenas a glória de Deus e tenha prazer na humildade em relação a si mesmo, porque a glória é apenas de Deus, por sua grandeza, e a humildade pertence ao homem.

São Elias o Ekdik

Se alguém pensar alto de si mesmo não nota as suas faltas, então o humilde não nota as suas boas qualidades. As faltas do primeiro são obscurecidas por mau desconhecimento e as do último, por um que agrada a Deus.

Um mercador não o pode ser sem ouro, mesmo que seja o mais capacitado; portanto um homem que se dirige ao ascetismo sem humildade não verá o fruto da virtude do bem, não importa o quanto ele se baseie em sua razão.

Diferentes anciãos.

Se você vir um jovem vivendo por sua própria vontade e valentemente ascendendo ao céu, pegue-o pelos pés e puxe-o de volta à terra, porque sua ascensão será prejudicial a ele.

O sucesso espiritual de um homem é medido por sua humildade. Quanto mais ele é imerso em humildade, mais ele voa alto em suas virtudes.

Eu prefiro o pecador arrependido ao não pecador e não arrependido. (Abba Pimenos)

O humilde sequer mostra a língua censurar alguém de não ter cuidado ou ser negligente. Ele não tem olhos para ver as faltas dos outros e não tem ouvidos para ouvir a condenação de alguém. Ele está preocupado apenas com os seus próprios pecados (Abba Isaías).

São João Cassiano.

A sétima batalha a ser pensada é a contra o espírito de vaidade, essa variada, mutável e súbita paixão, freqüentemente difícil de discernir e de reconhecer e contra a qual é difícil guardar-se. Outras paixões têm uma só aparência, mas esta é diversa, e assalta o guerreiro de Cristo por todos os lados, quando ele ainda está lutando e quando ele está perto da vitória. A vaidade tenta feri-lo de todas as maneiras possíveis: através de sua roupa, de seu caminhar, de sua estatura, de sua voz, de sua leitura, de seu jejum de sua reclusão, de seu conhecimento, de sua obediência, de sua humildade, de seu bom humor. Como uma pedra perigosa escondida debaixo da água, causa um rombo fatal quando os marinheiros finalmente a avistam.

Outras paixões murcham e se tornam mais fracas a cada dia que as confrontamos e superamos. Algumas se esgotam e se acalmam simplesmente porque alguém troca de condições de vida e de local. Igualmente, é mais fácil para nós as vigiarmos e evadi-las por causa de seus conflitos com as virtudes correspondentes. Mas a vaidade, quando contrariada, luta com nova fúria, e quando é considerada morta novamente renasce, recuperando sua saúde e força. Outras paixões apenas reinam sobre aqueles submetidos a elas, tentando com pensamentos sobre o sucesso, mas essa assalta os seus vitoriosos com nova ferocidade, tentando-os com pensamentos vaidosos sobre seu sucesso sobre ela, por isso o guerreiro cristão deve fere-se com os seus próprios dardos.

A oitava e última batalha é contra o espírito de orgulho. Esta é a última paixão em nossa interpretação, mas a primeira em sua origem. O orgulho é o animal mais feroz e indomável, que é especialmente ativo contra os perfeitos, devorando-os quando eles estão quase no ápice da virtude.

Portanto, devemos lutar pela perfeição, com jejum vigoroso, guardando a vigilância, um corpo e coração contritos e fazendo obras ascéticas, evitando o orgulho, que inutiliza nossos trabalhos. Devemos lembrar que é impossível chegar à perfeição por nossos próprios esforços, mas nossas obras e práticas espirituais não podem ser realizadas sem a graça de Deus.

São João da Escada.

O Senhor sempre mantém nossas virtudes escondidas de nós. Quando alguém nos glorifica, ou melhor, leva-nos à ilusão com o elogio, abre os nossos olhos, mas logo que esses são abertos o tesouro da virtude se foi.

O orgulho é como uma maçã podre por dentro e bela e brilhante por fora.

O orgulhoso não necessita de um demônio para tentá-lo; ele tornou-se um demônio para si próprio.

Para alguém vaidoso de seus dons, isto é, agudo de mente, bom entendedor, leitor habilidoso, articulador e dono de outras qualidades que não trabalhou para ganhar, os dons sobrenaturais nunca virão, porque ele é injusto e vaidoso.

Nenhum outro pensamento é tão difícil de confessar quando a censura de alguém ((que é causada pelo orgulho) e é por isso que alguns sofrem desses pensamentos até a velhice. Devemos saber que nada fortalece mais os demônios do que esconder maus pensamentos, quando os guardamos dentro de nós os damos mais forças.

Se o orgulho tornou alguns anjos em demônios, não há duvida de que a humildade pode fazer de demônios, anjos. Portanto, tenha coragem, mesmo que caia, coloque a sua esperança em Deus.

Algumas vezes acontece que não apenas os crentes são levados pelas paixões, mas também os descrentes, deixando apenas alguns para trás. O primeiro é o mal primário e tem a capacidade de substituir todos os outros, tornando-se tão prejudicial a ponto de retirar alguém do próprio céu-isto é o orgulho.

Muitas vezes Deus deixa algumas pequenas paixões em pessoas de forma que, ao perceberem sua debilidade, eles aproximam-se Dele, enriquecendo-se em humildade.

Como os pobres, quando vêem os tesouros do rei percebem mais agudamente a sua pobreza, o mesmo faz a alma, lendo sobre as virtudes dos santos pais, se faz, sem querer, mais humilde em seus pensamentos.

Aquele que é fraco no corpo e cometeu uma série de pecados, deve seguir o caminho da humildade e das virtudes próximas a ela porque, para ele, não há outra forma de salvação.

Quando o demônio do orgulho dominou firmemente o bastante a seus servos, então ele aparece em seus sonhos ou abertamente, na imagem de um anjo ou santo e revela supostos mistérios a eles, então os suscetíveis, iludidos, perdem o resto de sua razão.

Os Anciãos Barsanuphius e John.

Vamos sempre praticar a humildade, porque o humilde está sobre a terra e como pode cair em qualquer lugar? Aquele que está no alto pode facilmente cair. Se revisarmos e melhorarmos nossos caminhos, e isso não é nosso, é dom de Deus, porque " O senhor levantou os caídos e abriu os olhos os cegos" (Salmos 146:8).

Uma pessoa deve-se considerar mais pecador do que todos os pecadores e, não tendo nada de bom, repreender a si mesmo muitas vezes, em qualquer lugar e por qualquer coisa.

Sobre a questão de argumentar contra os pensamentos que nos aflijem,eu responderei: não argumente, porque isso é exatamente o que os nossos inimigos desejam que façamos e vendo-nos respondendo, não cessarão de nos atacar. Ao invés disso, reze a Deus, exponha a sua fraqueza ante Ele, e Ele irá ajudar a expulsar e varrer completamente esses pensamentos.

São Isaac, o Sírio.

Como um antídoto ao sentimento súbito de vaidade, confesse sinceramente sua fraqueza e ignorância a Deus em oração, para não ser abandonado por ele e tentado por desejos impuros, pois a fornicação sempre segue o orgulho.

A virtude é a mãe da piedade e esta carrega a humildade, que é glorificada pela graça. O prêmio em segui-la é dado não pela virtude e não pelos trabalhos feitos, mas pela humildade que vem através deles. Se faltar a humildade, todas as virtudes são vãs.

O humilde é livre de pressa, confusão, pensamentos ferventes ou vazios, ele sempre está em paz. Nada pode admirá-lo, embaraçá-lo ou aterrorizá-lo, pois ele já é um espírito temeroso e humilde na piedade, não levado pela maravilha da alegria, mas sua única alegria é glorificar seu mestre.

Não se apóie em sua força, então Deus não lhe deixará cair por sua fraqueza e você aprenderá por uma experiência amarga.

Se alguém aborrece a Deus em algo e não fica estável, depois de passar pelo infortúnio, ele aprenderá a humildade. As honras fogem daquele que as persegue, mas estas correm de quem se esquiva delas. Um homem que alcançou o conhecimento da fraqueza alcançou a perfeição da humildade.

Os genuinamente corretos sempre se consideram indignos de Deus. E aqueles que são corretos vêem a si mesmos como prejudicados e não merecedores da misericórdia de Deus, declarando isto secreta e abertamente, iluminados pelo Espírito Santo. Eles são encorajados a pensar dessa maneira pelo Espírito Santo, para permanecerem trabalhando e no caminho estreito enquanto estiverem no mundo. Deus preparou o seu descanso quando eles vierem a Ele. Portanto, em todo aquele que Deus habita não há a vontade de viver sem tristeza, embora às vezes uma consolação espiritual mística lhes é fornecida.

São Simeão o Novo Teólogo.

Quando alguém, rebaixado ou molestado, se ressente fortemente em seu coração, pode-se ter a certeza de que ele carrega a antiga serpente (orgulho) em seu interior. Se ele enfrenta silenciosamente, ele enfraquecerá e paralisará a serpente, mas se ele responder agressiva e violentamente, ele fortalecerá a serpente com mais veneno em seu coração e esta consumirá suas entranhas sem piedade. .

São João de Kronstadt.

O mais que vocês possam, sejam mansos, humildes e simples com todos, considerando a si mesmos, sem pretensão, o menor, o mais pecador e fraco de todos. Diga a si mesmo: "Eu sou o primeiro dos pecadores. " O orgulho produz pompa e um frio e fingido tratamento para com os outros.

Seja atento com as manifestações do orgulho: ele vem sem avisar, especialmente quando você se aborrece com os outros por assuntos irrelevantes. Se você deseja ser humilde, considere-se merecedor de qualquer tipo de malícia e abuso dos outros. Não fique irritado quando eles o acusam ou abusam de você. Apenas diga: "Ó meu Santo Pai. Não porque eu quero, mas por sua vontade. " Lembre-se que o Salvador disse: "O servo não é maior do que o seu senhor. Se eles me perseguiram, irão perseguir vocês. . . se o mundo odeia vocês, ele me odiou primeiro" (João 15:20, 18).

Lembre o que diz a Sagrada Escritura: "Não seja vencido pelo mal, mas vença o mal com o bem" (Rom 12:21). Quando alguém é rude com você, quando você for tentado, quando te falam com raiva, não retorne da mesma maneira, mas seja silencioso, manso e benigno, respeitador e amoroso com aqueles que se comportam mal em sua frente. Porque se você se perturbar e retornar as suas palavras sem paz, se você responder com rudez e desdém, significa que você foi vencido pelo ma e deveria aplicar a si mesmo o seguinte "Médico, cura a ti mesmo" ou "Porque te preocupas com o cisco no olho do teu irmão, mas não vês a trave no teu olho?. . . Primeiro tira a trave do teu próprio olho" (Lucas 4:23, Mateus 7:3-5). Tenha pena dos que lhe insultaram, porque é fácil ser conquistado por suas próprias paixões e ter a alma doente. Quanto mais alguém é rude e abalável, mais amor ele deve receber, isso irá facilmente vencê-lo. Deus é sempre mais forte do que o mal, portanto vitorioso. Lembre-se, também, que todos nós somos muito fracos e facilmente vencidos pelas paixões. Por causa disto, seja manso e condescende com todos os que pecaram contra você. Você tem a mesma doença de seu irmão. Perdoe os seus devedores assim como o seu Pai Celestial perdoa as suas dívidas.

Você não quer rezar por alguém que deprecias, mas esta é uma razão verdadeira para rezar. Por isso você deve procurar o médico, porque você está doente com raiva e orgulho, justamente como aquele a quem deprecia. Reze para que Deus lhe ensine mansidão e paciência e Ele lhe dará força para amar os seus inimigos e não apenas os amigos. Ele lhe ensinará a rezar sinceramente pelos amigos e pelos inimigos.

O Ancião Siluano.

Se a sua mente quer rezar no coração e não pode, leia a prece com seus lábios e deixe a mente com as palavras da oração. Com o tempo, o Senhor lhe concederá a oração sem palavras e você rezará em paz. Alguns prejudicaram seu coração tentando rezar com a mente no coração e terminaram não sendo capazes nem de rezar com a boca. Mas você pode ordenar a sua vida espiritual: os dons são concedidos aos simples, às almas humildes e obedientes. Para aquele que é obediente e temperado em tudo: na comida, na fala, nos movimentos, o Próprio Senhor lhe concede a oração e a paz em seu coração. A oração incessante vem com o amor é perdida pela condenação, conversas vazias e intemperança. Qualquer um que ama a Deus pode pensar Nele noite e dia, porque nada impede alguém de amar a Deus.

Aprender a humildade de Cristo é uma grande benção. Quando você a tiver, a vida se torna pacífica e alegre e tudo é prazeroso para o seu coração. Deus se revela no Espírito Santo apenas aos humildes e se não nos humilharmos, não veremos Deus. A humildade é a luz pela qual podemos ver a Luz-Deus, como é cantado "Nessa luz veremos a Luz. "

O Senhor ama as pessoas, mas Ele manda-lhes problemas para que aprendam de sua fraqueza e se tornem humildes e recebam o Espírito Santo, e com Ele tudo está bom, alegre e belo. Sofre-se muito pela pobreza e doença, mas se alguém não se humilha, está sofrendo em vão. Alguém que se humilha contenta-se com qualquer destino, porque o Senhor é sua saúde e alegria e todo o povo se maravilhará com a beleza de sua alma.

Você dirá: eu tenho vários problemas. Mas eu, ou melhor, o próprio senhor dirá: humilhe-se e você verá seus problemas tornarem-se um descanso, então você ficará surpreso e dirá: por que eu sofri e me lamentei tanto antes? Mas agora eu regojizo-me, porque me humilhei e a graça de Deus veio e, agora, sentado na pobreza, essa graça permanecerá com você, porque você tem a paz na alma, a paz que o Senhor citou: "Deixo a minha paz para vocês. " Portanto, para cada alma humilde, o Senhor dá a sua paz.

Há muitos tipos de humildade. Um é a obediência que sempre se condena, e isso é humildade. Outro tipo arrepende-se de seus pecados e considera-se indigno diante de Deus e isto também é humildade. Mas aquele que conhece a Deus através do Espírito Santo tem outro tipo de humildade, de conhecimento e sabor diferentes. Quando a alma vê o Senhor no Espírito Santo, o quando Ele é manso e humilde, ela mesma se humilha e este é um tipo muito especial de humildade, que não pode ser descrito, apenas concedido pelo Espírito Santo. Se as pessoas pudessem, através do Espírito Santo, saber como Deus é, tudo seria mudado: os ricos esqueceriam seus tesouros, os eruditos suas ciências, os juízes seu poder e glória e todos se humilhariam e viveriam em uma grande paz e amor, uma grande alegria dominaria a Terra.

Ancião Paisios Eznepidis.

O ancião Paisios cosiderou a humildade a pedra angular da vida espiritual cristã. Ele disse: "Deus ama muito a todos, conhece os problemas de cada um perfeitamente e deseja ajudar antes que o peçamos, porque nada é difícil para o todo poderoso. Mas mesmo Deus enfrenta a dificuldade no caso do homem não humilde. Eu repito que há apenas um problema que Deus não pode enfrentar, Ele não pode ajudar as almas que não são humildes. Então Deus fica desapontado, vendo sua criação torturada e Ele não pode ajudar porque o que ele pede irá machucar a pessoa, aquele que não tem um a disposição humilde. Tudo o que nos acontece é absolutamente dependente de humildade. Vemos, por exemplo, que alguém é conquistado por certa paixão. Deus permite isso porque sua alma pode ter o pensamento de aceitá-lo (isto é, tem o pensamento voltado para o orgulho). Um homem pode odiar certas paixões e não querê-las e mesmo derramar sangue para se livrar delas, mas não será bem sucedido porque Deus não o está ajudando. E Ele não ajudará, até que ele se humilhe (porque, embora ele odeie algumas dessas paixões, ele ainda é escravo do orgulho, que leva a outras paixões).

Para progredir espiritualmente, deve-se pedir por amor, oração, sabedoria, obediência e outras virtudes de Deus. Mas Deus quer ser entendido (por favor, note bem isto) , de que Ele não nos dará nada do que pedirmos, por mais que trabalhemos, se não nos humilharmos em primeiro lugar. E quando a humildade é nosso único objetivo, Deus dá o restante de graça.

Deus deseja apenas uma coisa de nós, humildade e nada mais. Ele deseja ajudar-nos com a Sua divina graça que Ele, mesmo antes de começarmos a amá-Lo, antes de fazermos qualquer esforço, nos deus no Santo Batismo. A graça nos acompanha ao amor de Deus e ao seu conhecimento. Deus faz tudo por nós, só devemos ter humildade, não resistir à graça divina, deixá-la agir. Só resistimos quando não temos humildade, e apenas uma coisa resiste à graça divina, o orgulho.

O ancião de Optin Barsanuphius Plekhankov.

Para ser ligado a Deus o seu humano deve obedecer todos os seus santos mandamentos, mas se olharmos atentamente para eles notaremos que não obedecemos a um deles. Vamos passar através de todos eles e veremos que apenas tocamos esse mandamento e já passamos para outro, e o mandamento de amar os nossos inimigos tem sido completamente esquecido. O que foi deixado para nós, pecadores? Quem deverá ser salvo? Não há outra maneira, através da humildade. "Senhor, eu pequei em tudo, eu não tenho nada de bom, sua misericórdia infinita é a minha única esperança. " Somos verdadeiros fracassados diante de Deus, mas por causa da humildade ele não se desviará de nós. Ao contrário, é melhor ter muitos pecados, considerar-se um grande pecador do que ter algumas glórias e ser orgulhoso delas, achando-se correto. O evangelho dá dois exemplos, o do Fariseu e do Publicano.

São Teófano o Recluso.

A simplicidade é uma característica necessária da humildade, e não pode haver humildade quando falta a simplicidade. A simplicidade não é falsa, suspeitosa, suscetível, não rotula ninguém, não tenta ser sábia. . . Tudo isso significa humildade. A característica da humildade é sentir-se uma nada e tudo que eu tenho pertence a Deus. . .

Você está dizendo que o espírito da vaidade está atacando você. Seja cuidadoso. Essa serpente tem muitas cabeças, algumas vezes ela até usa a imagem da humildade. . . A vaidade é súbita, mas amaldiçoa a alma. E o Senhor rapidamente retira sua graça daqueles que encorajam vãos pensamentos, deixando-os cair.

O orgulho é a paixão mais fatal que parece pura por fora. Já que os anciãos falaram-lhe sobre humildade em sua infância significa que Deus quer que você seja humilde por si próprio. Ele está pronto para dar-lhe humildade, se você lutar por ela. . .

 

Missionary Leaflet # P125

Copyright © 2002 Holy Trinity Orthodox Mission

466 Foothill Blvd, Box 397, La Canada, Ca 91011

Editor: Bishop Alexander (Mileant)

 

(humility_pride_p. doc, 09-16-2005)